domingo, 11 de outubro de 2009

Projeto Brasília Submersa

A idéia de transferir a capital do Brasil para o interior do país remonta desde os tempos do império. Mas foi somente no ano de 1893, com a chegada da Missão Cruls na região é que se deu início aos estudos para a escolha do local onde seria erguida a nova cidade. Foi durante esta missão que o botânico francês Glaziou especulou pela primeira vez a criação de um lago artificial na Bacia do Rio Paranoá. Os resultados destas pesquisas foram aprofundados pelo Relatório Belcher, que em 1955 identificou um quadrilátero, o Sítio Castanho, para a construção de Brasília e propôs a criação de um lago em torno da cidade. Este lago seria o resultado da construção de uma barragem no Rio Paranoá, iniciada em 12 de Setembro de 1959. De lá para cá, muitas histórias são contadas sobre o que há submerso no lago, algumas delas se transformaram em lendas urbanas, como o “Cemitério de tratores”, outras são verdadeiras, como os fragmentos da antiga Vila Amauri. O projeto BRASÍLIA SUBMERSA tem como objetivo realizar uma documentação fotográfica, resgatando e divulgando uma parte da história da cidade que repousa sob as águas do lago. A arquitetura presente em suas margens e sobre ele, as atividades esportivas e as questões ambientais também serão retratadas pelo projeto. As histórias contadas pelos pioneiros ainda vivos e que moram na cidade, documentos oficiais e relatos de pessoas com profundo conhecimento sobre o lago são as bases de pesquisa deste trabalho. Vale lembrar que todas as fotos serão produzidas de dentro do lago, sendo que, o fotógrafo sempre estará totalmente ou parcialmente submerso nas águas do Paranoá em locais que não ofereçam riscos para a saúde, nas áreas mais restritas as imagens serão feitas de dentro de uma embarcação. As condições para a prática da fotografia subaquática no lago devem ser consideradas dentro das suas limitações de visibilidade e suspensão, bem como em função das questões climáticas que serão consideradas no desenvolvimento do trabalho. Os produtos deste projeto serão oferecidos a todos os moradores da cidade durante as comemorações dos 50 anos de Brasília, em 2010, através do lançamento do livro fotográfico – Brasília Submersa –, da exposição fotográfica homônima que serão lançados no Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de Junho), e de oficinas pedagógicas que terão como base de estudo a história da construção do lago e o próprio projeto.

8 comentários:

  1. Legal Betão, agora já sei um pouco mais do projeto. Entendi a necessidade de doc. em áudio e vídeo dos mergulhos. Alem é claro, das sonoras de todos que participam do projeto. Legal! Vamos conversar!

    ResponderExcluir
  2. Blz André... Legal que vc está disposto a integrar a equipe... Vamos acertar os ponteiros... Abs...

    ResponderExcluir
  3. só entrei no site com calma agora, por isso demorei tanto em me manifestar.

    Muito bacana o projeto, Barata! confesso que tô muito curiosa para ver a exposição e o livro, e claro, como é essa Brasília submersa! Você vai usar as entrevistas com os pioneiros também na exposição? vai misturar mais de um suporte para trabalhar essa ideia?
    beijão e boa sorte nessa reta final!
    Andressa Anholete

    ResponderExcluir
  4. Ei Andressa... Blz??? Legal que vc acessou o blog... Todos estão curiosos para ver o resultado final do projeto principalmente a baratinha aqui... hehehe... Vai dar tudo certo... Garanto para vc... As entrevistas com os pioneiros só serão usadas no livro... No início do projeto pensei em usar outros suportes (Vídeos e projeções) mas não vou usar não... Ficarei só com as fotografias... Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Bacana! assim quem vê a exposição vai ficar curioso em relação às entrevistas e compra o livro! hehehehe

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Grande Betão,
    Como estão os mergulhos no lagão?
    A visibilidade melhorou?
    ainda estou em Sampa, tentando dominar os céus, rs.
    Estou esperando o que dise que faria, cobrança mesmo, rsrsrsrs
    Abraço e sucesso!
    Renato.

    ResponderExcluir
  7. Bua Bua Bua... Para de chorar 007... Aguarde a próxima atualização e vc nunca mais irá duvidar do Betão... heheheh... Renato iniciei os mergulhos na Vila Amaury (Eu, Hender e o Baixinho)... Lá como é raso tem visibilidade e muita suspensão... Na sexta passada fiz um mergulho na ponte... Se lembra qdo fizemos um noturno e vc achou a água ruim??? Multiplica por 1000... É esta a qualidade do mergulho na JK... Na Barragem o último mergulho foi c vc...
    Mas... A seca está chegando!!! Vamos ver no q vai dar... Arrebenta aí mano... Qdo vier p Bsb liga... Abs...
    Qdo atualizar o blog t mando um recado...
    Bua Bua Bua...

    ResponderExcluir
  8. beto ja ouvi falar muito bem de voce ja vi seu livro e adorei gostaria tanto de ganhar o livro
    nao posso comprar onde conseguir
    um abraço
    rose de rio preto

    ResponderExcluir

Brasília Submersa Vídeo Oficial

Brasília Submersa Mês da Fotografia no SESC Ceilândia

Brasília Submersa no You Tube